Cidade Imperial foi a única da Região Serrana a participar do Dia do Guia Jonosake, realizado pela estância turística Sítio Jonosake. Equipe da TurisPetro participou do evento na quarta-feira (23.08) a convite dos organizadores

A diversidade de atrativos naturais e histórico-culturais que colocam a Cidade Imperial como um dos principais destinos turísticos do país atraiu a atenção dos 1.500 guias de turismo de todo o estado no Dia do Guia Jonosake, realizado em Itaguaí. O destino Petrópolis foi divulgado pela TurisPetro, junto com a Primeira Princesa da Bauernfest, Ana Beatriz Klippel, no evento promovido na quarta-feira (23.08) pela estância turística Sítio Jonosake, localizado na Região Metropolitana do Rio. O público se encantou com a cidade, uma das cinco indutoras do Turismo no estado, e conferiu novidades sobre o destino Petrópolis.

“Toda iniciativa e evento que tem como foco a promoção de destinos turísticos e o fomento nesse setor é uma grande oportunidade para divulgarmos sempre Petrópolis. Afirmo em dizer que temos a cidade mais incrível do mundo e isso é notável em qualquer lugar que se fale o nome de Petrópolis. As pessoas são encantadas pela Cidade Imperial. Até mesmo quem ainda não veio a Petrópolis, mas conhece por sua história ou conhecidos que já vieram. Ficamos felizes e honrados por termos uma cidade tão encantadora, apreciada e respeitada nesse segmento”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Durante o encontro, que chegou à sua terceira edição, os guias e presentes participaram de uma extensa programação com atividades culturais, palestras e workshops voltados ao mercado do turismo. Entre os palestrantes estava o Secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Félix, que destacou o crescimento e potencial do setor no interior do estado.

“As agências, as operadoras e os guias são o tripé do Turismo. O Rio de Janeiro teve um salto muito grande, saindo de 29 mil quartos, em 2009, para 60 mil em 2016. Os empresários da hotelaria entenderam a importância desse investimento. E o interior do estado está reagindo muito bem, tendo uma ocupação, nos últimos feriados, melhor do que a cidade do Rio de Janeiro. O interior do estado tem hoje 38 mil quartos, gerando 70 mil empregos. Os empresários que entendem que o turismo é importante devem investir nesse número, em função dessa movimentação no interior que hoje é maior do que na cidade”, conta.

A iniciativa do encontro é do Sítio Jonosake, responsável por receber até 60 mil pessoas por mês no atrativo que oferece uma série de atividades de lazer para o público aproveitar o dia. O convite para Petrópolis expor seu destino é resultado da grande demanda de visitantes, já que é o terceiro município que mais emite à estância turística – depois da capital e Baixada Fluminense.

“É um evento bacana, pois o sítio trabalha muito com os guias de turismo e eles têm essa atenção especial em oferecer um dia só para os guias. Para eles desfrutarem um pouco do que o sítio oferece para o público que eles levam. Mas também com uma programação de aprimoramento no conhecimento geral deles no campo do Turismo. E para nós foi muito importante ter esse reconhecimento com o convite e ver como nossa cidade é destacada no meio turístico”, comenta a diretora de Turismo e Eventos da TurisPetro, Camila Thees.

Consolidação do destino Petrópolis

Para a equipe da TurisPetro o evento é mais uma ação que contribui para a divulgação e consolidação do destino Petrópolis.

“Eu achei importante, porque além de reforçar e até mesmo inovar as informações para quem já conhece a cidade, também mostramos as belezas que temos para quem não conhecia. Logo que começamos a montar o estande o pessoal já foi chegando. São muito receptivos. Quando liam Petrópolis já vinham dizendo “adoro Petrópolis. Já fui e gostei. Se eu pudesse iria sempre”. Recebemos muitos elogios”, conta Fabrícia Oliveira, Chefe de Eventos da TurisPetro.

Concorda com ela a turismóloga Verônica Marcolino, do Observatório Regional de Turismo da TurisPetro. “O evento é importante por deixar Petrópolis sempre na mídia e na memória dos participantes. Os guias de turismo, inclusive os de Petrópolis, procuraram o estande em busca de novidade. O nome Petrópolis sempre gera grande expectativa”, comenta Verônica.

Fonte: Petrópolis News

Conheça também